Thursday, April 2, 2015

O Poder da Gratidão


"Gratidão é sinal de uma alma nobre" - Esopo, escritor da Grécia antiga


Gratidão é a chave para a felicidade


Quando procuro assuntos para serem colocados nesse blog eu escolho apenas aqueles que me tocam. Aqueles que me emocionam e que carregam uma mensagem que vale a pena ser dividida. E é isso que o TED faz. O canal se chama TED Talks - Ideas Worth Spreading que se traduz como ideias que valem a pena serem compartilhadas.

Essa primeira palestra TED que escolhi trata da gratidão. O monge David Steindl-Rast medita e escreve sobre o "poder gentil" da gratidão. Nessa palestra ele nos ensina a importância da gratidão e quando e como ser grato.

 Fiquei feliz em descobrir que essa palestra já havia sido traduzida para o português e que já foi vista por mais de 4 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Então abaixo está o link para o video e também algumas frases marcantes ditas pelo monge.

Link: TED

"Todos nós queremos ser felizes. Nisso estamos todos juntos. A forma como imaginamos nossa felicidade varia de uma pessoa para outra, mas já é bastante que todos tenhamos em comum o fato de querermos ser felizes".

"Como é a conexão entre felicidade e gratidão? Muitas pessoas diriam: "Bom, isso é muito fácil. Quando se está feliz, sente-se gratidão". Mas pensem novamente. Será que são mesmo as pessoas felizes que são gratas? Todos conhecemos um grande número de pessoas que têm tudo para serem felizes e não são felizes, porque elas querem algo a mais ou querem mais do mesmo. E todos conhecemos pessoas que passam por várias adversidades, adversidades pelas quais nós próprios não gostaríamos de passar, e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. É surpreendente. Por quê? Porque elas são gratas. Então, não é a felicidade que traz a gratidão. É a gratidão que traz a felicidade. Se vocês pensam que é a felicidade que os torna gratos, pensem novamente. É a gratidão que os torna felizes."

"Cada momento é um momento dado, como dizemos. É um presente. Você não fez por merecer. Você não o produziu de maneira nenhuma. Não há nenhum jeito de ter certeza de que haverá outro momento dado a você. E, mesmo assim, essa é a coisa mais valiosa que poderia ser dada a nós. Este momento, com todas as oportunidades que ele contém. Se não tivéssemos esse momento presente, não teríamos qualquer oportunidade de fazer ou vivenciar coisa alguma. E esse momento é um presente. É um momento dado, como dizemos."

"Oportunidade é o presente dentro de todos os presentes, e nós temos um ditado: "A oportunidade só dá uma chance". Pensem novamente. Cada momento é um novo presente e se você perder a oportunidade deste momento, outro momento nos é dado, e ainda outro momento. Podemos nos beneficiar dessa oportunidade, ou podemos desperdiçá-la, e se nos beneficiarmos da oportunidade, essa é a chave para a felicidade. Observem que a chave mestra para a nossa felicidade está em nossas próprias mãos. Momento a momento, podemos ser gratos por esse presente."

"Passamos pela vida com pressa. Nós não paramos. Perdemos a oportunidade porque não paramos. Temos que parar. Temos que nos aquietar. E temos que construir placas de 'Pare' em nossas vidas."

"As pessoas estão ficando cientes de que um mundo grato é um mundo feliz."

E você? Pelo o que você é grato?


No comments:

Post a Comment