Thursday, February 5, 2015

Duas Palavras Que Vão Mudar Sua Vida Para Sempre

Título Original: The 2 Words That Will Change Your Life Forever
Autor: Bernard Marr - autor de livros best-seller, consultor de estratégia, gestor de performance, análise, (KPIs) indicador-chave de desempenho e big data.
Tradução Livre: Maria Fernanda Cotrim

De vez em quando algumas palavras nos tocam bem profundamente. Elas nos fazem parar e refletir. Essas palavras e seus significados ficam dentro de nós por um bom tempo. Elas podem até nos inspirar ou nos motivar a fazermos alguma coisa diferente ou a mudar de direção. Essas palavras podem vir de citações de pessoas famosas ou através de amigos, pais, filhos ou de um estranho.

Para mim elas vieram de uma professora da escola a quem chamávamos de Lulu. Aquela não foi uma época feliz da minha vida, eu tinha acabado de perder meu pai em um acidente de carro e meu desempenho na escola estava ruim. Eu andava triste, bravo e revoltado com o mundo. Um dos poucos professores que me ajudou durante aquela fase da minha vida foi Lulu. Me lembro de uma conversa que tivemos um dia. Ela me disse “eu conheço duas palavras que vão mudar sua vida para sempre”. Aquilo me deixou curioso e ouvi atentamente ao que ela tinha a dizer. Ela disse “Essas duas palavras são muito poderosas, são elas: Carpe Diem”. Eu perguntei: “O que elas significam?” Então ela explicou: “Estão em Latin e se traduzem como Aproveite o Dia”.

Ela me explicou que essas palavras se originaram em um poema de Horácio (65 BC - 8 BC) e elas foram usadas em um Épico da Babilônia onde Siduri as usou para insistir que Gilgamesh esquecesse seu luto e abraçasse a vida. Carpe Diem são duas palavras simples mas com muito significado para mim. Elas significam abraçar a vida, agarrar as oportunidades e fazer o melhor do momento presente. Essas duas palavras me ajudaram imensamente naquela fase da minha vida e eu nunca as esqueci. Até hoje eu me pego relembrando delas, que sempre causam um efeito positivo em mim.

Ao invés de remoermos o passado ou nos preocuparmos com o futuro, deveríamos viver o aqui e o agora. Perdemos muito tempo refletindo sobre o passado, sobre coisas que aconteceram, o porque delas terem acontecido, ou sobre o que fizemos de errado. Nós também perdemos muito tempo sonhando com um futuro mais brilhante, com o que gostaríamos de fazer ou nos tornar um dia. Para mim, Carpe Diem me faz lembrar que o ontem já passou, o amanhã ainda não está aqui e o dia de hoje é a nossa única chance de fazer a diferença. Se aproveitarmos ao máximo o hoje, então viveremos por completo.

Deveríamos enxergar cada dia como um presente, uma oportunidade. Cada minuto é valioso, podemos usá-los para aproveitar a vida, para começar alguma coisa ou para terminar. O momento presente é a única chance que temos para fazer o bem e mudar o mundo para melhor - não importa em que proporção.

Cada novo dia é um privilégio. Quando meu pai saiu naquela manhã antes do acidente ele pensou que fosse me ver de novo, ele pensou que ainda teria muitas décadas para dizer o que precisava e para fazer o que ainda queria fazer. O fato é que nós simplesmente não sabemos o que o amanhã trará. Portanto temos que aproveitar cada dia para fazer o que queremos e dizer o que acreditamos ser importante.

O tempo que perdemos sendo infelizes, o tempo que gastamos nos preocupando com o futuro ou remoendo o passado é tempo desperdiçado. Oportunidade e privilégio desperdiçados que não se recuperam mais.

Para mim, Carpe Diem significa livrarmos de preocupações, raivas e negatividades que nos puxam para trás. Nos faz lembrar que, não importa de onde venhamos ou as coisas que enfrentamos no passado, a única coisa que importa é para onde estamos indo e que o futuro começa com os passos que damos hoje. O dia de hoje é nossa única chance de vivermos. Sempre se lembre de que é somente neste momento que podemos ser felizes, podemos amar, sentir, aproveitar e aprender. Portanto, Carpe Diem!

Depois daquela conversa memorável com minha professora eu decidi caminhar até em casa. Andei pela praia e tentei absorver o mundo com todos os meus sentidos para que eu pudesse cheirar a maresia, ver todas as cores do mar e do céu, sentir o sabor do sal, ouvir o canto das gaivotas e sentir o vento no meu rosto. Daquele momento em diante eu me senti acordado e inspirado a agarrar todas as oportunidades que viessem ao meu encontro todos os dias.

Carpe Diem foram as duas palavras que mudaram a minha vida para sempre. E espero que para você elas sejam, ao menos, inspiradoras. 



No comments:

Post a Comment